DESTAQUE UMADJAC 2011

Ficar ou namorar?

Estaremos abordando a temática:
Você, o leão, o urso e o gigante.
Como vencer as tentações!


FICAR OU NAMORAR?

1. O QUE É FICAR?Ficar é um tipo de relacionamento moderno, algo diferente do convencional.O “fica” ocorre quan­do duas pessoas começam a fazer certas coisas que amigos não fazem, como trocar pequenos “selinhos”. Geralmente, é o momento que determina, é a busca do prazer pelo prazer sem nenhum envolvimento efetivo ou qualquer comprometimento.
2. É PECADO FICAR?
O “ficar” é focado exclusivamente no prazer sem responsabilida­de — aquele em que o rapaz “pega” várias meninas na mesma noite. Criou-se uma cultura em que a maioria dos adolescentes vê os relacionamentos como pura diversão.
Entre os jovens existem a diversão de “ficar” com o maior número de pessoas numa mes­ma noite. O que você acha disso?
Para os jovens que não temem a Deus é motivo de orgulho. Mas esteja certo de uma coisa: o hábito de “fi­car” é pecaminoso e surgiu entre as pessoas mundanas. Lembra-se do que a Bíblia diz em 1 João 2.15? “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há…”
Se você já se perguntou se “ficar” é certo ou errado, mas conti­nua “ficando”, infelizmente está pecando duas vezes: primeiro porque o “ficar”, em si, já é pecaminoso, por ser um relacionamento íntimo e sem compromisso. Segundo, fazer algo sem convicção da aprovação de Deus é outro pecado (Rm 14.23).
Há psicólogos dizendo que “ficar” não tem nada demais, desde que não haja exageros. Dizem que é “ficando” que o adolescente desenvolve a afetividade, conhece melhor seu corpo e suas reações. E mais: com a experiência adquirida, pode estar preparado para um relacionamento duradouro.
Não acredite nisso! Relacionar-se com alguém quando se está em fase de amadurecimento, principalmente na condição de “ficante”, nunca é um bom negócio.
3. VALE A PENA FICAR?
Quem “fica” envolve-se em relacionamentos superficiais, sem com­promisso, irresponsáveis, perigosos e pecaminosos.
Os prazeres do mundo sempre parecem superiores aos que podem ser desfrutados na presença de Deus. Mas quando, de fato, usufruímos da verdadeira comunhão com o Senhor, vemos quanto tempo perdemos por querer “curtir” a vida.
Se você ainda não está maduro, ocupe-se, prepare-se para a vida. Nada de “ficar”! O que adianta “pegar” todos ou todas, e depois casar-se para ser infeliz?
VOCÊ QUER NAMORAR?
1. TÁ PRONTO PARA UM RELACIONAMENTO SÉRIO?
Na adolescência, tudo passa pela cabeça, menos os compro­missos sérios. Sei o quanto é divertido viver apenas para o prazer, mas o que adianta ter alguns momentos de prazer e, depois, uma vida inteira de problemas?
Por outro lado, querer namorar sério quando ainda não se está preparado para isso é fazer a coisa errada na hora errada.
O namoro — namoro de verdade — só faz sentido quando se tem em mente um compromisso bem mais sério: o casamento. E entendo como é difícil para um adolescente pensar em namoro sério.
Sem dúvidas, nessa idade, o “ficar” é muito mais interessante. E os sexólogos de plantão estão por aí dizendo que “ficar” é a melhor coisa. Dizem: “Desde que haja prevenção contra doenças sexual­mente transmissíveis, você pode fazer tudo o que seu coração man­dar”. Mas tenha cuidado com o seu coração!
2. COMO O JOVEM CRENTE DEVE ENCARAR O NAMORO?
Antigamente o conceito de namoro era bem diferente: o casal de namorados limitava-se a pegar na mão e sentar junto no sofá, ou nem isso. Namorava-se na casa dos pais. Na minha época, isso já era diferente… E hoje o conceito secular de namoro é bem mais liberal.
Basta prestar atenção às propagandas referentes ao Dia dos Na­morados para perceber que a ênfase recai no sexo. Para a sociedade moderna, namoro sem sexo não é namoro.
Era comum, antes, os rapazes pedirem ao pai da moça para namorá-la. Agora, tudo se resolve entre eles mesmos, sem que a família saiba.
Como o jovem cristão deve encarar o namoro? Quando maduro, preparado para um relacionamento sério, deve encará-lo com res­ponsabilidade, observando que a palavra “amor” não está contida em “namoro” por acaso. O namoro verdadeiro deve ser vivido por pesso­as que se amam, e não por aquelas que têm atrações passageiras.
A finalidade do namoro é proporcionar um maior conhecimen­to mútuo. Namorar é assumir uma relação fixa diante da família, dos amigos e dos colegas de escola. É ter compromisso, fidelida­de, companheirismo. O namoro deve ter como objetivo o casamento. Esse é o conceito cristão, que difere em “gênero, número e grau” do secular.


Texto extraído do livro Adolescentes S/A. Ed. CPAD. 2005.
FONTE:http://oassembleiano.wordpress.com


O Presidente Convoca um Cadastro Geral dos Participantes do Conjunto UMADJAC

     
   
Pick a date